Serviços Florestais e Ambientais

A Oryzon é um departamento da Santos&Santos, S.A. especializado na prestação de serviços
florestais e ambientais. Desde 2005 que esta actividade tem desenvolvido o seu centro de
competências, na inovação incremental e (ou) disruptiva, através da ligação a Instituições de
Investigação e Desenvolvimento Florestal e Ambiental e na abordagem ao mercado numa lógica de
profunda confiança entre os agentes.

Resulta assim evidente que o desenvolvimento sustentável é para a empresa a pedra angular de toda a cadeia de valor na fileira florestal.


As alterações climáticas (tropicalização) que se tem vindo a verificar, com a inerente migração para norte das espécies florestais, a integração da paisagem, a defesa, manutenção e transferência espacial de ecossistemas, a produção de oxigénio, o sequestro de carbono, a paisagem de “esperança” vestida, e o surgimento de modelos quânticos espelhados já como ativos intangíveis nos balanços das empresas, são evidências de mudança do paradigma florestal e ambiental que apostamos em internalizar nas organizações – na empresa e nas empresas dos nossos clientes.

deap-forest-panorama-reforestation-2021-08-26-15-42-19-utc.jpg
world-environment-day-reforesting-2021-09-02-00-43-56-utc.jpg

Serviços de Planeamento e Gestão Florestal e Ambiental


Apoiado pelo seu corpo técnico especializado nas mais variadas vertentes da Engenharia Florestal e Ambiental oferecemos uma solução integrada desde a plantação ao corte final do povoamento. A integração de toda a informação e Sistemas de Informação Geográfica permite-nos apoiar o proprietário em todas as fases do projeto garantindo a competitividade de preços e o atingimento dos objetivos estabelecidos.
Apresentamos uma solução que garante ao dono da propriedade as condições necessárias para a instalação da sua infraestrutura ou para minimizar o risco de incêndio em casos onde se pretende
manter as faixas de gestão de combustíveis.
Na seleção das plantas temos a solução para valorizar o seu povoamento, através de uma criteriosa seleção de diversas espécies florestais, utilizando material vegetal proveniente de pés-mãe (pomares) selecionados. Conseguimos ainda maximizar os proveitos para os proprietários nos desbastes e cortes efetuados, valorizando ramada e bicadas, e selecionando na mata a rolaria de acordo com a sua qualidade e apetência para os diversos fins industriais.

Produtos e Serviços

Serviços de Biodiversidade e Projetos Florestais Especiais


Segundo o IUCN – International Union of Conservation of Nature, “biodiversidade, como termo, refere-se à variedade de vida que se encontra na terra. Inclui a grande quantidade de populações genéticas distintas dentro das espécies, bem como a variedade total das espécies, das comunidades e dos ecossistemas do qual fazem parte. É um conceito abrangente, que se refere ao total da ecosfera e todos os seus ecossistemas, componentes vivos, processos ecológicos e evolutivos que os mantêm a funcionar”. É bom que todos tenhamos consciência que por vezes o desaparecimento de determinada espécie ou a implementação leviana de uma exótica podem ferir de morte o ecossistema.


A empresa assume um papel intransigente de defesa das espécies florestais autóctones e naturalizadas. A valorização dos intangíveis florestais e ambientais como a paisagem, a produção de oxigénio e a integração social são outros valores promovidos pela Oryzon.

Floresta

Principais atividades desenvolvidas:

  • Implementação de Planos de Ação de Conservação em áreas Naturais, explorações agrícolas e agro-florestais

  • Utilização de Bioindicadores

  • Recuperação de Ecossistemas

  • Off-Sets de biodiversidade – compensação da perda de biodiversidade

  • Prestação de serviços a empresas e instituições das suas emissões de G.E.E. (Gases de Efeito Estufa), bem como a respetiva compensação com planeamento, plantações e gestão florestal

Nesta vertente funcionamos assim como charneira entre os proprietários florestais e as empresas que pretendam investir na floresta, patrocinar a reflorestação, ou apoiar a recuperação de ecossistemas.
Estamos vocacionados para dar resposta aos mais diversos desafios, no sentido de apoiar os segmentos empresarial e institucional a desenvolverem e a concretizarem programas amigos do ambiente, diminuindo a pegada carbónica e melhorando a sua imagem ambiental perante a comunidade e todos os seus stakeholders.